Recentemente o PARA e a ANVISA (Agencia nacional de Vigilância Sanitária) avaliaram cerca de 1700 amostras de dezessete tipos de alimentos em que foram monitorados e entre eles podemos encontrar: alface, batata, morango, tomate, maça, banana, mamão, cenoura, laranja, abacaxi, arroz, cebola, feijão, manga, pimentão, repolho e uva. A maioria dos resultados deu insatisfatória ou seja havia muita presença de agrotóxicos e o alimento que tinha mais resíduos era o pimentão. O morango, uva e a cenoura também apresentaram diversas irregularidades. O PARA também observou uma grande evolução do tomate ele possuía uma grande quantidade de irregularidades e na sua ultima pesquisa ocorreu uma grande diminuição dessas irregularidades.
O ministro da saúde Jose Gomes Temporão viu a importância do monitoramento da Avisa nesses alimentos e disse que era a segunda quase de intoxicação alimentar no pais e com esse monitoramento ira diminuir o numero de pessoa doentes.
A ingestão desses alimentos contaminados por agrotóxicos podem causar três tipos de intoxicação:
· Aguda: os sintomas surgem rapidamente.
· Subaguda: os sintomas já aparecem aos poucos com dor de cabeça, dor de estomago e sonolência.
· Crônica: essa intoxicação é a mais grave pois pode se manifestar depois de um tempo da ingestão do alimento contaminado podendo levar a pessoa a uma paralisia ou doenças como câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário