Alimentos hidropônicos são aqueles que são cultivados na água e não no solo (geralmente em estufas). Por não serem cultivados no solo, apresentam a vantagem de não entrar em contato com bactérias, fungos, lesmas, insetos e vermes. Além disso, grande parte dos alimentos hidropônicos é embalada sem o contato manual, diminuindo assim o risco de contaminação. Porém, como o metabolismo do alimento hidropônico está desequilibrado, a planta é mais vulnerável ao ataque de doenças e pragas.
Alguns exemplos de alimentos hidropônicos: alface, manteiga, couve, almeirão entre outros
Alface hidropônico. |
Hidropônicos X Orgânicos
É muito comum a confusão entre estes dois alimentos. Uma das principais diferenças entre um alimento orgânico e um alimento hidropônico é o fato do alimento orgânico ser produzido no solo e o alimento hidropônico, na água. Apresentam outras diferenças, como: na produção do alimento hidropônico, é necessária a utilização de fertilizantes químicos e a adição de agrotóxicos (já no alimento orgânico não é necessária a utilização de fertilizantes químicos, pois como vimos o alimento é produzido no solo).
Tanto alimentos orgânicos como alimentos hidropônicos apresentam suas vantagens e desvantagens, portanto, no final cabe ao consumidor decidir o que é melhor para a saúde dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário